quarta-feira, 25 de abril de 2007

Composição das articulações sinoviais

Todas as articulações sinoviais possuem uma cavidade, uma cápsula articular, líquido articular, cartilagem articular e osso sucondral. Em adição, algumas articulações possuem ligamentos intra-articulares, meniscos e coxins adiposos.


















  • Cápsula articular: É uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada em alguns pontos por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência. Em muitas junturas sinoviais, todavia, existem ligamentos independentes da cápsula articular denominados extra-capsulares ou acessórios e em algumas, como no joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares. Ligamentos e cápsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais. A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular. É abundantemente vascularizada e inervada sendo encarregada da produção da sinóvia.




  • Cartilagem articular: A cartilagem articular permite a ação deslizante das articulações. Este é o receptor da maioria dos choques do esqueleto. Sua elasticidade amortece estes choques, prevenindo a erosão do osso sucondral com subseqüente encurtamento. O osso subcondral absorve o choque e protege a cartilagem de lesões. Macroscopicamente, a cartilagem articular adulta é branca, lisa, brilhante e translucente/transparente. Existem poucos vasos sangüíneos, linfáticos e terminações nervosas. Os nutrientes precisam passar pela barreira da matriz cartilaginosa antes de chegar aos condrócitos. Dessa forma, uma lesão mecânica ou química não é reconhecida pelo animal até que ocorra a reação sinovial. Histologicamente, a cartilagem articular é composta por condrócitos, fibras e substância fundamental. Oitenta por cento da cartilagem é água, 10% é colágeno e 10% é proteoglicanos. A nutrição principal da cartilagem vem através do líquido sinovial, sendo que 7 a 10% vêm dos vasos sangüíneos do osso subcondral.

  • Detalhe da cartilagem articular

  • Líquído sinovial: Claro, transparente e mucoso (mucinas). Produzido pela membrana sinovial. Tem as funções de lubrificação e nutrição das superfícies articulares.

  • Discos e meniscos: Em várias junturas sinoviais, interpostas às superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas,os discos e meniscos intra-articulares, que têm como função: possibilitar a melhor adaptação das superfícies que se articulam (tornando-as congruentes) e destinados a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua característica forma de meia lua, são encontrados na articulação do joelho. Exemplo de disco intra-articular encontramos nas articulações esternoclavicular e ATM.




Disco presente na articulação temporomandibular
Fonte: disco virtual da página do aluno














Meniscos presentes entre o fêmur e a tíbia
Fonte: disco virtual página do aluno











Menisco visto de cima
Fonte: www.albanesi.it










Desgaste meniscal
Fonte: davidnavarrot.com















Meniscos na articulação entre o fêmur e a tíbia



Disco intervertebtal em corte parelelo ao longo da coluna


  • Lábios: Anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncava. Evitam fraturas nas bordas e aprofundam a cavidade: Lábios glenoidal e acetabular. A degeneração do lábio acetabular acarreta a displasia coxofemoral.

Articulação coxofemoral

Fonte: disco virtual da página do aluno


Displasia coxofemoral

Nenhum comentário: